sábado, 26 de novembro de 2011














































Lila Binensztok, cujo nome de casada (e brasileira naturalizada) é Liliana Syrkis, nasceu em outubro de 1923, na cidade de Pinsk, à beira do rio Pina, no leste daPolônia. Teve uma infância livre e feliz. Com quinze anos foi surpreendida pelo eclodir da II Guerra. Seu pai, oficial-dentista do exército polonês foi um dois oito mil oficiais polonês executados por ordens de Stalin na floresta de Katyn. Ela com sua mãe e irmã pequena foi deportada para a Sibéria o que, paradoxalmente, salvou-lhes a vida. Quando os nazistas ocuparam Pinsk, desalojando os soviéticos todos moradores judeus foram assassinados.

Lila sobreviveu na Sibéria ao frio de 45 graus negativos, à fome, à desolação, aos lobos e à polícia política stalinista, a NKVD e consegiu regressar à Polônia com o que restou de sua família, ao final da guerra. Mas esse regresso foi apenas o início de uma nova longa viagem.

Lila Binensztok chegou à praça Mauá, no Rio de Janeiro, a bordo de um navio com sua mãe e irmã – as únicas sobreviventes de uma família de mais de 60 pessoas –, e 10 dólares no bolso. Aqui conheceu e se apaixonou por outro polonês recém-chegado, Eugênio Syrkis, que trabalhava como mecânico. Passou a trabalhar como costureira num atelier de alta costura, a Casa Colette e tornou-se, depois, a grande dama da alta costura no Rio de Janeiro. É a mãe do jornalista e escritor Alfredo Sirkis que publicou um de seus primeiros depoimentos, em 1980, no livro O Corredor Polonês.

Em 2009 ela começou a escrever seu livro Lila cujo vídeo de making off foi devidamente documentado à época pelo filho:



Em 2005, pouco antes de fechar seu atelier Casa Colette/Maison Liliane ela deu uma entrevista à TV Comunidade falando de seu trabalho de modista e de sua história:



Veja o vídeo do lançamento do livro Lila na livrara da Travessa, no Rio de Janeiro:


Liliana Syrkis acaba de lançar seu livro Lila, pela editora TIX, e a partir da próxima semana começará a se comunicar por este blog com seus fans, amigos (as) e leitores.

Aguardem...

3 comentários:

  1. Parabéns Liliana Syrkis, seu trabalho com moda é uma arte, muito elogiada pela elegante Carmen Mayrink Veiga, cliente da Maison Liliana. Parabéns, é de pessoas assim, com bom gosto, capacidade artística natural, nada forçado, com elegância que a moda precisa. Parabéns pelo livro, por sua história de batalhas, pelo seu trabalho, pela sua elegância. Abraço do leitor Jamill. www.jamillbarbosaferreira.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por esta obra. Obrigada por nos tornar melhores. Muita gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Dona Lila, gratidão por compartilhar momentos de sua vida que nos fazem refletir nosso egoísmo e sobre tudo, nosso ser mais íntimo. Nos ensinando ser pessoas melhores, mais otimistas e gratas. Deus abençoe! Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir